19.1 C
São Paulo
sexta-feira - 19 abril 2024 - 18:03

Mortes chegarão a 5 mil por dia, diz diretor do Butantan

Em entrevista ao Valor Econômico, ele vê de forma cética as expectativas do Ministério da Saúde sobre a aquisição de vacinas de vários laboratórios até o fim do ano. Covas explicou que terão que dividir esforços com a vacina da gripe neste mês de abril. Por isso, a produção de doses entregues contra a covid-19 deve ser de 10 milhões — menos que a metade que foi entregue em março.

O diretor do instituto afirma que há o planejamento para iniciar a operação a fábrica da Coronavac no Butantan em janeiro do ano que vem. Isso faria com que o Brasil tivesse a própria produção de IFA, utilizado para a fabricação das vacinas. Segundo ele, o país tem como plano B a Butanvac, vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto com ajuda da Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai, nos Estados Unidos.

Mesmo assim, o diretor não se mostra tão otimista quanto o Ministério da Saúde e admite que conseguir um número grande de vacinas em pouco tempo não é fácil. “Não adianta hoje o ministério falar que precisa, precisa, precisa de vacina. O ministério está tendo dificuldade de arrumar vacinas e não é só a do Butantan, está com dificuldades em relação a todas as vacinas exatamente por isso, todo mundo já se comprometeu, todos têm seus compromissos e estão cuidando de manter esses compromissos.”

Dimas Covas ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que ele faz “darwinismo social”. “Expõe as pessoas ao vírus: os resistentes sobrevivem e os outros morrem.”

Ainda bastante cético, o diretor do Instituto Butantan acredita que abril vai ser um mês dramático para o Brasil. “Os próximos 15 dias serão muito dramáticos. Veja, há uns 20 dias, parece que ninguém imaginava que iríamos checar à casa dos 3.000 mortos por dia. Os especialistas apontavam que estávamos caminhando disso, mas a opinião geral da população não era essa. E então cruzamos a casa dos 2.000, já passamos na casa dos 3.000, estamos indo para os 4.000 e vamos chegar a 5.000 mortes por dia”, afirmou ao jornal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Temporada de colheita de Ophiopogon japonicus traz prosperidade para agricultores

Nos últimos anos, o condado de Cao tem incentivado...

Bombardear consulado era armadilha de Israel para atrair ataque do Irã, diz Reginaldo Nasser

A ação bélica do Irã contra Israel neste fim...

Otimizando o ambiente de negócios, oficinas de transmissão ao vivo impulsionam a transformação do comércio eletrônico tradicional

O comércio eletrônico é atualmente uma ferramenta importante para...

Prolongamento da Cadeia Produtiva de Vegetais Impulsiona o Desenvolvimento Econômico de Alta Qualidade

No condado de Cao, localizado em Heze, na província...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado