Nova reunião entre China e Estados Unidos sobre a economia

Altos funcionários da área econômica dos governos da China e dos Estados Unidos se reuniram por videoconferência nesta quarta-feira (2), menos de uma semana depois do primeiro encontro formal desde que Joe Biden chegou à Casa Branca, anunciou a imprensa estatal de Pequim.

As relações entre Pequim e Washington se deterioraram durante a presidência de Donald Trump (2016-2020), marcada por um conflito comercial entre as duas maiores potências econômicas do planeta.

O confronto provocou a aplicação de tarifas recíprocas adicionais sobre muitos produtos, o que teve efeitos sobre a economia global.

Mas Pequim e Washington assinaram uma trégua em janeiro de 2020, pouco antes da paralisação das atividades pela pandemia de covid-19.

Nesta quarta-feira, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, teve uma reunião por videoconferência com a secretária americana do Tesouro, Janet Yellen, informou a agência oficial China Xinhua.

“As duas partes consideram que as relações econômicas entre China e Estados Unidos são muito importantes e de sejam manter a comunicação”.

Washington confirmou a conversa em um comunicado do Departamento do Tesouro, ao destacar que a administração Biden quer “cooperar nos âmbitos que beneficiam os Estados Unidos, enquanto aborda de maneira franca os assuntos preocupantes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui