Observatório Econômico: Transmissão ao vivo dá impulso para fábricas chinesas exportarem

Os exportadores chineses encontraram uma nova maneira de aumentar as vendas instalando salas de transmissão ao vivo (livestreaming) dentro de suas fábricas, promovendo diretamente uma ampla variedade de produtos, desde roupas, escavadeiras até totens de carregamento elétrico para compradores globais.

Todas as terças e quintas-feiras, a Yiwu O-Choice Import and Export, fornecedora líder de sedas e fronhas, lança sessões de transmissão no Alibaba.com, um mercado online business-to-business para atacadistas de todo o mundo.

Entre os mais de 60 funcionários da equipe de comércio exterior da empresa, mais de 10 se transformaram em livestreamers. Durante uma sessão recente de uma hora, as vendas de seus produtos de seda atingiram US$ 650 mil, de acordo com o gerente geral Liu Mingyang.

“Começamos a transmitir ao vivo no ano passado e isso se tornou parte de nosso trabalho diário”, destacou Liu, acrescentando que a transmissão ao vivo transfronteiriça e vídeos curtos melhoraram muito a eficiência de suas transações.

A Yiwu O-Choice está entre uma série de empresas chinesas voltadas para a exportação que estão surfando uma nova onda de comércio eletrônico transfronteiriço para chegar a compradores estrangeiros e impulsionar sua recuperação comercial.

A fabricante chinesa de roupas esportivas Zhejiang Aidu Garments decidiu mergulhar de cabeça no marketing de transmissão ao vivo no segundo semestre de 2021. No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou um aumento de 38% nas vendas ano a ano.

“Ao levar compradores do exterior para uma visita virtual ao nosso escritório, centro de pesquisa e desenvolvimento e sala de exposições, conseguimos pedidos de forma mais rápida e eficiente”, revelou Lai Guorong, gerente geral da Aidu.

A virada das empresas para o livestreaming está sendo acelerada pelos esforços do Alibaba.com.

Desde que lançou o serviço de transmissão ao vivo transfronteiriça, há dois anos, mais de 40 mil empresas experimentaram a nova abordagem, com uma média de 5 mil a 6 mil sessões de transmissão realizadas por dia, de acordo com Zhang Kuo, presidente do Alibaba.com.

Os dados mostraram que, de janeiro a março, o número de espectadores do exterior que assistiram à transmissão ao vivo no Alibaba.com aumentou 198% ano a ano.

Economistas acreditam que o comércio eletrônico por transmissão ao vivo impulsionou a recuperação do comércio na China durante seu empenho de digitalização.

O comércio exterior da China teve um início estável em 2023, com as importações e exportações totais de bens se expandindo 4,8% em termos anuais no primeiro trimestre, revertendo uma queda de 0,8% nos primeiros dois meses do ano, mostraram dados oficiais.

Nos primeiros três meses, as exportações cresceram 8,4% ano a ano, para 5,65 trilhões de yuans (US$ 816 bilhões), enquanto as importações aumentaram 0,2%, para 4,24 trilhões de yuans, elevando o comércio total para 9,89 trilhões de yuans.

De acordo com uma reunião do Conselho de Estado realizada no início de abril, a China fará mais esforços para implementar uma combinação de políticas para manter a estabilidade do comércio exterior e ajudar as empresas a conseguirem encomendas e expandirem o mercado.

“A transmissão ao vivo transfronteiriça pode ajudar compradores e vendedores a estabelecerem confiança rapidamente. A nova abordagem terá um enorme potencial no futuro”, disse Liu.