Porta-voz do MRE da China questiona qualificação dos EUA para realizar cúpula pela democracia

97

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, questionou na terça-feira (7) a qualificação dos Estados Unidos que desrespeitam a democracia para realizar uma cúpula sobre a democracia.

Ele afirmou que os Estados Unidos não conseguiram lidar com a pandemia da Covid-19, apesar de terem os recursos médicos mais abundantes e as tecnologias médicas mais avançadas.

“Os Estados Unidos registraram mais de 800.000 mortes e 50 milhões de infeções por Covid-19, mais do que qualquer outro país do mundo. Isso equivale a uma tragédia de direitos humanos. É assim que os EUA defendem a democracia?” Zhao questionou.

“Na sociedade dos EUA, o racismo está profundamente enraizado, a supremacia branca é galopante e a igualdade étnica permanece fora de alcance. É assim que os EUA defendem a democracia?” ele continuou.

Zhao destacou que, desde 2001, guerras e operações militares lançadas pelos Estados Unidos no Afeganistão, Líbia, Iraque, Síria e outros países mataram centenas de milhares de pessoas e deixou dezenas de milhões desabrigados.

“A democracia americana não se encaixa em outros países e os EUA são famosos por lançar a ‘revolução colorida’. É assim que os EUA defendem a democracia?” disse o porta-voz.

Ele observou que pesquisas e relatórios relevantes mostram que 45% dos americanos acham que a democracia não está funcionando bem em casa, enquanto 52% dos jovens adultos americanos acreditam que a democracia americana está em apuros ou falhando.

Além disso, disse ele, 81% dos americanos afirmam que há uma séria ameaça doméstica para o futuro da democracia dos EUA, com apenas 17% dos americanos alegando que a democracia dos EUA é um bom exemplo a ser seguido por outros países, enquanto 44% das pessoas ao redor do mundo consideram os Estados Unidos como a maior ameaça à democracia global.

“Os Estados Unidos, país que desconsidera a democracia, estão qualificados para realizar uma cúpula sobre democracia?” questionou Zhao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui