Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) assina termo de cooperação com Taishan, na China

Acordo tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e beneficiar a população de ambas as cidades

A Prefeitura de Angra assinou, dia 5 de agosto, um termo de cooperação e entendimento com Taishan, distrito de Guangdong, na China. A intenção do documento é formalizar uma relação de cidades-irmãs, a fim de promover uma troca de informações, experiências e tecnologias nas áreas de energia, indústria, economia, turismo e cultura.

“Essa parceria é muito importante para o desenvolvimento de Angra dos Reis, já que, assim como nossa cidade, Taishan tem sua economia voltada para o mar. Será muito importante a amizade e a parceria entre as cidades. Ela tem o intuito de beneficiar a população de ambas. Estamos de braços abertos para receber vocês para trocarmos conhecimento e experiência. Temos muitas coisas em comum. Estou muito feliz com esse acordo”, comentou Fernando Jordão, prefeito de Angra dos Reis.

A reunião aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Angra e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Aurélio Marques, da Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, do Cônsul Comercial da China no Rio de Janeiro, Xu Yansheng, do CEO da empresa petrolífera chinesa Cnooc, Huang Yehua e da presidente do Instituto Confusio Puc, Sun Yanping. O prefeito de Taishan e sua equipe participaram do compromisso via videoconferência.

Taishan é uma cidade-distrito costeira na província chinesa de Guangdong, sob a jurisdição da cidade de Jiangmen. Seu idioma principal é o Taishanais, um dialeto do grupo cantonês Siyi. Sua população é estimada em pouco mais de um milhão de habitantes.

“Estou muito contente em poder testemunhar a assinatura do memorando de entendimento entre Angra dos Reis e Taishan. Ambas as cidades possuem potencialidades semelhantes no desenvolvimento econômico e social. Eu penso que esta é uma boa oportunidade para as duas cidades fortalecerem ainda mais suas compreensões diplomáticas, contribuindo assim para a condução de uma compreensão amigável entre os dois países, China e Brasil”, destacou Tian Min, Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro.

Ao fim do encontro, após a assinatura do termo de cooperação, funcionários da Prefeitura de Angra que participaram do curso de imersão sobre a cidade de Taishan e a cultura chinesa, ministrado online durante as últimas semanas, receberam seus certificados de graduação.

* Com informações de Prefeitura de Angra dos Reis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui