Presidente chinês discursa no 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo

O presidente chinês, Xi Jinping, discursou na última sexta-feira na sessão plenária do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo em formato virtual a convite.

611
- 广告 Publicidade -

Xi destacou que o mundo está enfrentando tanto grandes mudanças como uma pandemia não vistas em um século, a globalização econômica está enfrentando ventos contrários e há desafios sem precedentes para a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Em um momento em que a comunidade internacional está tão interessada em alcançar um desenvolvimento mais equitativo, sustentável e seguro, devemos aproveitar oportunidades, enfrentar desafios de frente e trabalhar para a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global para construir um futuro compartilhado de paz e prosperidade.

Xi disse que, em primeiro lugar, precisamos promover um ambiente propício para o desenvolvimento. É importante que sigamos o verdadeiro multilateralismo, respeitemos e apoiemos a busca de todos os países por caminhos de desenvolvimento adequados às suas condições nacionais, construamos uma economia mundial aberta e aumentemos a representação e a voz dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento na governança econômica global, com a visão de tornar o desenvolvimento global mais equilibrado, coordenado e inclusivo.

- Publicidade Patrocinada -

Em segundo lugar, precisamos fortalecer as parcerias de desenvolvimento. É importante que melhoremos a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul, agrupemos recursos e plataformas de cooperação e redes de parcerias de desenvolvimento e ampliemos a assistência ao desenvolvimento, a fim de forjar uma maior sinergia para o desenvolvimento e fechar a lacuna de desenvolvimento.

Em terceiro lugar, precisamos avançar na globalização econômica. É importante que fortaleçamos a “conectividade suave” das políticas de desenvolvimento e das regras e normas internacionais, rejeitemos as tentativas de desacoplamento, interrupção do fornecimento, sanções unilaterais e pressão máxima, removamos barreiras comerciais, mantenhamos as cadeias industriais e de suprimentos globais estáveis, enfrentemos a piora das crises alimentares e energéticas e reavivemos a economia mundial.

Em quarto lugar, precisamos buscar o desenvolvimento orientado à inovação. É importante que desbloqueemos o potencial de crescimento orientado à inovação, melhoremos as regras e o ambiente institucional para a inovação, quebremos barreiras ao fluxo de fatores de inovação, aprofundemos o intercâmbio e a cooperação em inovação, facilitemos uma integração mais profunda da ciência e tecnologia na economia e garantamos que os frutos da inovação sejam compartilhados por todos.

Xi apontou que os fundamentos da economia chinesa – sua forte resiliência, enorme potencial e sustentabilidade a longo prazo – permanecem inalterados. “Temos total confiança no desenvolvimento econômico da China. A China continuará a promover o desenvolvimento de alta qualidade, expandir a abertura de alto padrão com firme determinação e buscar a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota”, garantiu ele.

O país está pronto para trabalhar com a Rússia e todos os outros para explorar as perspectivas de desenvolvimento, compartilhar oportunidades de crescimento e fazer novas contribuições para aprofundar a cooperação global no desenvolvimento e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, acrescentou Xi.

A sessão plenária do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo foi realizada em formato online e offline em São Petersburgo, Rússia, em 17 de junho. O presidente russo, Vladimir Putin, o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, o presidente cazaque, Kassym-Jomart K. Tokayev, entre outros, participaram do evento.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui