Presidente do Brasil promete a reitores que autonomia das universidades públicas será garantida

659
(Foto: Xinhua/Lucio Távora)
- 广告 Publicidade -

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira, em reunião com reitores de universidades e institutos federais de todo o país no Palácio do Planalto, que a autonomia dessas instituições será “garantida” durante seu governo.

“Quero que saibam que a autonomia universitária estará garantida”, afirmou o presidente que informou também que fará reuniões anuais com os reitores para conhecer as demandas das instituições de ensino superior.

- Publicidade Patrocinada -

A legislação brasileira prevê que o presidente da República pode escolher o reitor de uma lista tríplice apresentada por cada instituição, sem determinar a nomeação do primeiro colocado, embora a praxe é que a escolha recaia no primeiro.

“Não pensem que o Lula vai escolher o reitor que ele gosta. Quem tem que gostar do reitor são os professores da universidade, são os funcionários da universidade. É a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por ela. Isso eu posso garantir para vocês, vocês vão ter”, afirmou o presidente.

Durante o mandato anterior, o ex-presidente Jair Bolsonaro nomeou em várias ocasiões reitores que sequer figuravam na lista tríplice, o que gerou críticas sobre ingerência nas universidades.

Na reunião,o presidente pediu aos reitores das universidades e institutos federais ajuda para “derrotar o ódio e as fake news”.

“O surgimento de uma extrema-direita fanática e raivosa é um monstro que temos que enfrentar e derrotar. Não é um problema brasileiro, é um problema mundial. Não temos dimensão do retrocesso que ocorreu neste país, em cada escola, em cada lugar de trabalho”, ressaltou Lula.

O presidente disse aos reitores que, durante o governo Bolsonaro, as universidades conviveram com o “obscurantismo” e prometeu que o ensino público federal vai sair “das trevas” e “voltar à luminosidade de um novo tempo”.

- Publicidade Patrocinada -