Presidentes russo e chinês assinam declaração conjunta sobre cooperação em áreas-chave até 2030

Os documentos assinados pelo presidente russo, Vladimir Putin, e pelo presidente chinês, Xi Jinping, refletem plenamente o nível das relações entre a Rússia e a China, que estão no ponto mais alto da história, disse o líder russo nesta terça-feira (21).

“As duas declarações conjuntas históricas que acabamos de assinar refletem totalmente a natureza especial das relações russo-chinesas, que estão no mais alto nível de desenvolvimento da história”, disse Putin durante um comunicado à imprensa após as negociações russo-chinesas.

O chefe de Estado acrescentou que as relações russo-chinesas “são um exemplo de parceria real e abrangente e interação estratégica“.

No início do dia, um correspondente da Sputnik havia reportado que Rússia e China tinham assinado uma série de documentos intergovernamentais à margem da reunião entre os chefes de Estado e que um desses documentos seria a declaração conjunta sobre o plano de desenvolvimento de áreas-chave da cooperação econômica entre os países até 2030.

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, assinam uma declaração conjunta da Federação da Rússia e da República Popular da China sobre o aprofundamento das relações de parceria abrangente e cooperação estratégica entrando em uma nova era”, disse o Kremlin à Sputnik.

A China e a Rússia veem e vão desenvolver as relações bilaterais de uma perspectiva ampla e de longo prazo, na intenção de promover contribuições maiores para o progresso humano, disse o presidente chinês Xi Jinping nesta terça-feira ao se encontrar com a imprensa junto de seu homólogo russo.