Chefe da ONU diz que cooperação China-EUA é vital

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse na segunda-feira (19) que a cooperação entre a China e os Estados Unidos é importante e expressou a esperança de que os grandes países se comprometam em zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até meados deste século.

“A cooperação China-EUA é vital. Foi vital para o Acordo de Paris. Continua vital hoje, junto com outros parceiros importantes”, disse o secretário-geral em entrevista coletiva para lançar o novo relatório da Organização Metereológica Mundial (OMM), Estado do Clima Global 2020, quando foi questionado a respeiro da declaração conjunta emitida no domingo pela China e pelos Estados Unidos sobre como lidar com a mudança climática após as negociações em Shanghai.

A declaração foi emitida após conversas entre Xie Zhenhua, enviado especial da China para Mudanças Climática, e John Kerry, enviado presidencial especial dos EUA para o Clima, que ocorreram na quinta e sexta-feira passadas em Shanghai, na China.

Respondendo a uma pergunta sobre suas expectativas para a cúpula virtual sobre as mudanças climáticas desta semana, o alto funcionário da ONU afirmou: “Minha esperança é que, na cúpula desta semana, vários países, os mais importantes em relação às mudanças climáticas, sejam capazes de se comprometer em zerar as emissões líquidas dos gases de efeito estufa até meados do século e se comprometer com uma redução drástica de emissões para a próxima década no contexto da revisão de suas Contribuições Determinadas Nacionalmente (NDCs, na sigla em inglês). E isso é muito importante nesta cúpula.”

O presidente dos EUA, Joe Biden, em 26 de março, convidou 40 líderes mundiais para participar de uma cúpula virtual sobre a mudança climática, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril deste ano.

Líderes chineses e russos também foram convidados para a cúpula, segundo um comunicado da Casa Branca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui