China afirma que vai assegurar estabilidade em mercados de ferrosos

O órgão chinês de planejamento estatal disse nesta terça-feira que tomará medidas para estabilizar os mercados de aço e minério de ferro e que espera que a alta de preços no portão das fábricas no país tenha alívio no segundo semestre, com os preços das commodities voltando a ficar mais ligados a fundamentos.

Medidas de estímulos devido à pandemia impulsionaram uma recente alta das commodities, aumentando a lucratividade de companhias no início da cadeia de suprimento, mas afetando negativamente o desempenho de indústrias mais abaixo, disse Jin Xiandong, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em coletiva de imprensa online.

O índice de preços ao produtor (PPI) na China cresceu ao ritmo mais rápido em mais de três anos em abril, guiado por um forte salto nos metais ferrosos, petróleo e outros.

“A alta no PPI pode aumentar mais nos próximos meses, com efeitos dos preços globais e da base de comparação menor há um ano atrás”, disse Jin.

Mas o índice deve esfriar no segundo semestre, com os preços das commodities “gradualmente retornando aos fundamentos de oferta e demanda”, acrescentou ele.

O órgão estatal disse que tem trabalhado em conjunto com o regulador de mercado para observar os mercados de aço e minério de ferro, nos quais os preços dispararam de 30% a 40% em 2021.

Reguladores em Xangai e no polo siderúrgico de Tangshan alertaram usinas locais na semana passada contra eventuais práticas de manipulação de preços, conluio e outras irregularidades, afirmando que poderiam fechar empresas que estejam desrespeitando regras no mercado.

Para garantir o fornecimento de minério de ferro, principal ingrediente da siderurgia e no qual a China depende fortemente de importações, o órgão de planejamento disse que a China intensificará a exploração de minas domésticas e o desenvolvimento de projetos existentes.

A China também incentiva as empresas a desenvolverem “de forma ativa e prudente” minas de minério de ferro no exterior enquanto expandem os canais de importação, disse Jin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui