China urge EUA a esclarecer incidente de submarino nuclear

Os EUA devem esclarecer um incidente envolvendo um submarino nuclear dos EUA, incluindo a localização exata, a intenção da navegação, e os detalhes do incidente, com que o submarino colidiu, se causou vazamento nuclear, e se ele danificou o meio ambiente marinho local, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Zhao Lijian fez os comentários na sexta-feira (8) em uma coletiva de imprensa quando solicitado a comentar sobre o incidente. De acordo com relatos da mídia dos EUA na quinta-feira (7), um submarino nuclear dos EUA colidiu com um objeto desconhecido em águas internacionais no Mar da China Meridional em 2 de outubro, causando muitos ferimentos.

Zhao disse que há muito tempo os EUA vêm gerando problemas e criando tensões no Mar da China Meridional em nome da liberdade de navegação, que é a causa raiz do incidente e representa sérias ameaças e grandes riscos para a paz e estabilidade regionais.

Zhao observou que os EUA atrasaram deliberadamente e ocultaram os detalhes do incidente, sem transparência e responsabilidade. A China e os países ao redor do Mar da China Meridional não têm escolha a não ser questionar a verdade sobre o incidente e suas intenções.

Os EUA e o Reino Unido decidiram recentemente sobre a cooperação de submarinos nucleares com a Austrália, um estado sem armas nucleares, despachando submarinos nucleares para a região da Ásia-Pacífico sem escrúpulos, avaliou Zhao.

Isso pode criar o risco de proliferação nuclear, induzir a corrida armamentista, prejudicar a construção de uma zona livre de armas nucleares no sudeste da Ásia e aumentar drasticamente as chances de acidentes nucleares, observou ele.

“Os EUA devem abandonar sua velha mentalidade da Guerra Fria, pensamentos de jogo de soma zero e ideias geopolíticas estreitas e parar com essas práticas erradas que minam a paz, a estabilidade e o desenvolvimento regionais”, enfatizou Zhao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui