Importante região produtora de carvão da China busca maior desenvolvimento de novas energias

A Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China e um importante produtor de carvão no país, visa acelerar o desenvolvimento de seu setor de nova energia em 2023.

Como parte dos esforços de nível nacional este ano, a Mongólia Interior irá acelerar a construção de bases de energia eólica e fotovoltaica em larga escala e dos projetos que usam energia eólica e fotovoltaica para a produção de hidrogênio, de acordo com Wang Lixia, governadora da região autônoma.

A região procurará aumentar sua capacidade instalada de geração de eletricidade por nova energia conectada à rede em mais de 25 milhões de quilowatts, disse Wang ao entregar um relatório de trabalho do governo na sessão anual recém-concluída da assembleia popular regional.

“Em 2023, a Mongólia Interior se esforçará para promover o desenvolvimento de fontes de nova energia e a fabricação de equipamentos de nova energia”, observou a governadora.

Em 2022, a região autônoma adicionou 20 milhões de quilowatts de capacidade instalada de nova energia. A geração bruta de eletricidade de nova energia ultrapassou 130 bilhões de quilowatt-hora (kWh), mais do que a produção anual da Central Hidrelétrica de Três Gargantas, de acordo com os dados oficiais.

Uma série de medidas será implementada para reforçar a cadeia industrial de fabricação de equipamentos de nova energia, incluindo escalar a capacidade de fornecimento de células e módulos fotovoltaicos e aumentar a capacidade de produção de hidrogênio, de acordo com o governo regional.

Este ano, a Mongólia Interior também aumentará o uso limpo e eficiente do carvão, segundo Wang.

A produção de carvão da região representa cerca de um quarto do total do país e um oitavo do total global.

Nos últimos cinco anos, a região produziu mais de 5,3 bilhões de toneladas de carvão e 2,9 trilhões de kWh de eletricidade, ambos os mais altos do país.

Apenas no ano passado, sua produção de carvão chegou a 1,22 bilhão de toneladas, enquanto a geração de energia foi de 646,5 bilhões de kWh. A Mongólia Interior transmitiu 264 bilhões de kWh de eletricidade para outras partes do país.

Em 2023, o importante produtor de carvão realizará uma atualização abrangente das unidades de geração de energia a carvão, a fim de melhorar a eficiência do uso de energia e transformar as usinas tradicionais a carvão em ecológicas e inteligentes, explicou a governadora da região.

Ao mesmo tempo, a Mongólia Interior apoiará a transformação da cidade de Erdos em uma zona de demonstração da moderna indústria química de carvão e acelerará o planejamento de uma série de novos projetos químicos de carvão, segundo Wang.

A Mongólia Interior apoiará Erdos no alinhamento do desenvolvimento da produção de hidrogênio a partir de fontes de energia renováveis e da moderna indústria química de carvão, acrescentou.