Na manhã desta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Shanghai, na China, para uma série de encontros e eventos. Sua visita ao país asiático é vista como uma oportunidade para fortalecer os laços entre o Brasil e a China e ampliar as possibilidades de negócios entre as duas nações.
O presidente Lula e a primeira-dama, Janja, foram recebidos em Shanghai pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng. A presidenta do NDB, Dilma Rousseff, também estava na recepção.
Mais tarde, Lula chegou ao hotel em Shanghai acompanhado de uma comitiva de políticos e empresários brasileiros. O grupo foi recebido por autoridades chinesas.
Agendas oficiais iniciarão amanhã, às 10h20 (horário local). Lula irá à sede do NDB onde está previsto para ocorrer a Cerimônia de Posse de Dilma Rousseff como nova presidenta do Banco do BRICS.

Além da agenda no NDB, estão programados outros compromissos na parte da tarde e noite. O presidente visitará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, e terá audiências com o CEO da BYD e com o Presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC). No final da noite, terá mais uma audiência e um jantar com o Secretário-Geral do Partido Comunista em Shanghai, Chen Jining.
Ainda na noite do dia 13, o presidente Lula embarcará rumo à capital Beijing, onde finalmente ocorrerá o encontro com seu homólogo, Xi Jinping, na sexta-feira.
*Edição: Thayna Zanocco