O Ministro Carlos França recebeu hoje telefonema do Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu na noite desta sexta-feira (9) uma ligação do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, em uma conversa sobre cooperação entre os países em relação ao combate ao coronavírus e na fabricação de vacinas.

No Twitter, o perfil oficial do Itamaraty afirmou que “os chanceleres concordaram na urgência do combate à pandemia e da cooperação em vacinas, IFAs e medicamentos”. “Autoridades dos dois países estão em contato permanente para agilizar as remessas, essenciais para salvar vidas”, postou. “Trataram também das promissoras perspectivas em comércio e investimentos. Conversaram sobre a evolução positiva do relacionamento sino-brasileiro e os números crescentes do comércio — recorde de US$ 102,6 bilhões em 2020.”

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, por sua vez, também usou seu perfil no Twitter para registrar a situação, afirmando que ambos os ministros “concordaram em reforçar as relações bilaterais, a coordenação multilateral e o combate conjunto à pandemia, além de promover a recuperação econômica”.

O posicionamento de França é uma tentativa de reaproximação com o governo chinês após o Ministério das Relações Exteriores ficar sob a tutela de Ernesto Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui