Pix vai permitir transferências offline ‘em breve’, garante BC

Presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, afirma que tecnologia preferida para a possibilidade é a de aproximação

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (30) que o Pix terá “em breve” uma funcionalidade offline e que a tecnologia preferida é a de aproximação. Ele explica que haverá um cartão Pix que, aproximado a um celular, permitirá transferência de dinheiro online para offline no cartão.

“Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura. […] Vamos em breve oferecer esse produto também”, afirmou no webinar “As moedas digitais do Banco Central”, realizado pelo escritório Mattos Filho Advogados.

Segundo o chefe do BC, há três tecnologias nesse campo, e a mais segura em sua opinião é a por aproximação. “Você vai poder usar o cartão no mundo offline e quando você voltar ao mundo online você pode transferir o seu saldo de volta”, completou.

Campos Neto voltou a afirmar que o Pix foi uma “grande surpresa” para o BC. De acordo com ele, 80% das pessoas que usam conta em banco já utilizam a ferramenta. São 245 milhões de chaves e 4,5 milhões de empresas que utilizam o sistema. Em maio, 60% de todas as transações financeiras do Brasil (em número, não volume) foram feitas por Pix, ainda conforme o presidente do BC.

Lançado oficialmente em outubro do ano passado, o Pix permite pagamento instantâneo a qualquer hora ou dia através de uma chave, que pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui