Satélites chineses ajudam no alívio pós-terremoto na Turquia

A China utilizou vários satélites para capturar imagens das áreas atingidas pelo terremoto na Turquia, ajudando o país a analisar a situação do desastre e alocar recursos de socorro de forma mais eficaz, de acordo com o jornal China Space News.

Usando as imagens geradas pelo radar de abertura sintética (SAR) do L-SAR 01, os pesquisadores retrataram com precisão a extensão dos danos causados pelos terremotos e forneceram importante suporte de dados para os esforços de resgate pós-terremoto na Turquia, informou o jornal.

O L-SAR 01 é um grupo composto por dois satélites equipados com SAR de banda L (L-SAR 01A e L-SAR 01B). Ambos os aparelhos foram lançados no ano passado e são encarregados de fornecer dados para apoiar a gestão de recursos terrestres, mapeamento, silvicultura e prevenção e alívio de desastres.

O “SAR” é um tipo de radar de imagem de microondas que emite ondas eletromagnéticas para a Terra e recebe ecos. Ele pode tirar fotos de microondas de alta definição sobre a superfície da terra.

Após os terremotos que abalaram Turquia e Síria em 6 de fevereiro, pesquisadores chineses adquiriram imagens SAR pós-terremoto do L-SAR 01 em 10 de fevereiro. Após o processamento de interferência diferencial com as imagens SAR pré-terremoto, eles obtiveram o campo de deformação isossísmica dos dois fortes abalos, observou o jornal.

Além disso, após os grandes sismos, as imagens tiradas pelo satélite chinês Gaojing-1 04 em 8 de fevereiro mostraram que um incêndio eclodiu no porto de Iskenderun, no sul da Turquia, e que alguns dos contêineres desabaram, de acordo com o jornal.

“As imagens de satélite ajudaram as pessoas a analisarem a situação nas áreas afetadas pelo terremoto e realizarem trabalhos de socorro”.

O jornal apontou em seu microblog que mais de 10 satélites civis e comerciais, incluindo Gaofen-1 02/03, Gaofen-2 e Gaofen-3 01/03 foram empregados para capturar imagens das áreas atingidas pelo terremoto na Turquia.

Até 10 de fevereiro, 67 imagens de sensoriamento remoto haviam sido obtidas, incluindo 34 imagens ópticas e 33 imagens de SAR.

De acordo com o jornal, os resultados da análise dos dados de imagens de satélite foram enviados para a equipe chinesa de resgate internacional na Turquia, e também foram fornecidos ao governo turco através da Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres.

Algumas instituições acadêmicas na China também estão analisando dados de satélites chineses para ajudar nos esforços de socorro. Uma equipe de pesquisa da Universidade de Wuhan usou satélites de alta resolução da China para realizar o monitoramento de alta precisão das luzes nas áreas afetadas à noite, fornecendo dados ao Centro de Satélites das Nações Unidas para ajudar no trabalho de socorro.

O satélite de ciências da terra SDGSAT-1, desenvolvido pela Academia Chinesa de Ciências, forneceu dados pré-desastre para os pesquisadores compararem com as condições pós-desastre.

O telescópio espacial comercial Yangwang-1, desenvolvido pela Origin Space Technology Co., Ltd., e o micro-nano satélite QMX-1, desenvolvido pela Universidade de Wuhan, também foram empregados.