Serviços de propriedade intelectual impulsionam autossuficiência de ciência e tecnologia da China, diz funcionário

Os serviços de propriedade intelectual (PI) da China apoiaram o país a avançar mais rapidamente em direção a uma maior autossuficiência em ciência e tecnologia, disse uma autoridade sênior de PI nesta segunda-feira.

Shen Changyu, chefe da Administração Nacional de Propriedade Intelectual, disse que o governo ofereceu aquisição de patentes de alta eficiência em grandes programas de pesquisa científica e enviou especialistas em PI para empresas, universidades e instituições nas áreas de chips, nova energia e biomedicina.

A administração intensificou os esforços na construção de centros nacionais de proteção rápida de IP, fornecendo em um só lugar serviços de revisão, verificação e proteção de IP rápidas. Estabeleceu subcentros nacionais e locais em todo o país para oferecer orientação a entidades chinesas sobre a resolução de disputas de PI no estrangeiro.

Visando campos-chave e fronteiras tecnológicas, a administração de PI construiu plataformas de serviços de informações de patentes para 13 setores, incluindo chips e terras raras, acrescentou Shen.

De acordo com o último ranking publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a China subiu para o 11º lugar no Índice Global de Inovação de 2022. Shen disse que o progresso notável é inseparável da forte proteção de PI.