20.1 C
São Paulo
quinta-feira - 28 março 2024 - 22:39

Sonda de Marte da China: o rover pousou. E agora?

O módulo de pouso desembarcou em uma zona pré-selecionada na parte sul de uma área gelada do planeta, conhecida como Utopia Planitia. A primeira tarefa de Zhurong é a sobrevivência, já que o meio ambiente em Marte não é uma utopia.

Embora pareça um deserto na Terra, a velocidade do vento no planeta vermelho pode chegar a 180 metros por segundo, três vezes mais forte do que um tufão na Terra. O forte vendaval pode se transformar em uma enorme tempestade de areia agitada com enormes areias e rochas. As rochas densamente cobertas na superfície de Marte também podem causar problemas para o rover.

Zhurong levará de sete a oito dias para realizar autoverificações e inspecionar o local de pouso antes de sair da sonda para a superfície marciana, de acordo com Geng Yan, funcionário do Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês).

A sonda de Marte Tianwen-1 consiste em um orbitador, um módulo de pouso e um rover. Ao todo, eles carregam 13 instrumentos científicos, com seis instalados no rover e sete no orbitador.

Eles conduzirão um estudo abrangente em Marte, incluindo uma inspeção geral e uma pesquisa aprofundada em áreas específicas e avaliando a “habitabilidade” do planeta.

A sonda conduzirá a detecção do solo em um local fixo, e Zhurong percorrerá o planeta para explorar vários locais durante sua vida útil de pelo menos 90 dias marcianos, ou 92 dias na Terra.

Zhang Rongqiao, projetista-chefe da Missão de Exploração de Marte da China, disse que a vida útil de três meses do rover é “resultado de uma consideração abrangente”. Ele disse que o rover irá coletar todos os dados de que precisam nos primeiros três meses, com todas as cargas úteis ativadas e transportar os dados para a Terra através do orbitador no lugar de transmissão por retransmissão.

Depois de três meses, o orbitador, que voltou à órbita de estacionamento para fornecer comunicações de retransmissão para o módulo de pouso, circundará o planeta vermelho para explorar de cima por um ano marciano inteiro, ou cerca de 23 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Venezuela responde nota do Itamaraty: ‘Parece que foi escrita pelos EUA’

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela emitiu comunicado...

Novas fábricas impulsionam o crescimento de alta qualidade na China

O maior produtor de aço da China tem lançado uma série...

Xi Jinping: relações China-EUA são uma das mais importantes do mundo

A relação bilateral entre as duas maiores economias do...

Em SP, Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia

Após se reunir com empresários e ministros brasileiros hoje...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado