Táxis autônomos e sem motorista começam a operar na China

A empresa chinesa de tecnologia Baidu lançou no último dia 2 em Beijing, capital da China, o primeiro serviço de transporte do mundo usando táxis 100% autônomos.

Chamado de Apollo Go Robotaxi, o serviço começou a operar dentro do Parque Shougang, área que será utilizada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Por meio de um aplicativo para smartphone, o usuário pode acompanhar a localização GPS do táxi e até acionar a buzina para facilitar a localização. Para abrir as portas, será necessário apenas ler um QR code na lateral do veículo.

O veículo escolhido para a tarefa foi desenvolvido pela Baidu em parceria com a estatal automotiva FAW, partindo do SUV de luxo Hongqi E-HS3. Com propulsão elétrica, o SUV do Robotaxi tem tração integral e dois motores, que desenvolvem 306 cv de potência conjunta. O veículo é capaz de operar até em condições de tempo adversas, com sua rede de câmeras e sensores LiDar e radar, sendo capaz de identificar obstáculos a uma distância de até 240 m.

Uma vez dentro do veículo, basta confirmar o início da viagem (que não terá início se a porta estiver aberta ou o cinto de segurança desafivelado). Embora não leve um motorista no interior, um sistema baseado na tecnologia 5G irá permitir que um motorista assuma o controle remoto do automóvel no caso de uma emergência. Durante a competição esportiva, os táxis autônomos serão destinados para o transporte de atletas e pessoal de apoio entre os complexos esportivos, hotéis e áreas de lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui