Washington tenta reduzir riscos com Pequim e evitar distanciamento entre suas economias

Washington está tentando "reduzir os riscos" nas relações com Pequim, embora deva manter restrições na área das altas tecnologias, afirmou o embaixador norte-americano na China, Nicholas Burns, citado pela Bloomberg.

“Não consideramos uma separação das duas economias, mas há certas áreas nos campos de tecnologia avançada em que vamos colocar, já anunciamos, algumas medidas restritivas, porque isso é claramente do interesse da segurança nacional dos Estados Unidos”, observou o embaixador.

Além disso, Burns adicionou que os EUA estão em uma “grande competição” com a China, já que as tecnologias norte-americanas “poderiam fortalecer as comunidades militar e de inteligência da China”.

O embaixador americano afirmou ainda que o investimento de Washington nas relações comerciais com Pequim “está aumentando e não diminuindo”.

Vale ressaltar que os EUA travam uma “guerra” econômica com os chineses, com os americanos aplicando restrições contra Pequim no âmbito da produção de chips e semicondutores.