Xi Jinping e líderes da França e da Alemanha realizam cúpula via videoconferência

O presidente chinês, Xi Jinping, o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, realizaram uma cúpula via videoconferência.

Na ocasião, os três líderes trocaram opiniões sobre a resposta às mudanças climáticas, as relações sino-europeias, a cooperação em combate ao Covid-19 e questões internacionais e regionais importantes.

Xi Jinping destacou que a China havia declarado a meta de tentar promover a chegada ao auge das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e concretizar a neutralidade de carbono antes de 2060. Isso significa que a China realizará a maior redução global de emissões de carbono como o maior país em desenvolvimento e alcançará a neutralidade de carbono a partir do pico das emissões no prazo mais curto.

Xi Jinping assinalou que a China ampliará sua abertura de alto nível e criará um ambiente justo e não discriminatório para as empresas com investimento estrangeiro, incluindo as francesas e alemãs. A China espera que a parte europeia trate as empresas chinesas com uma atitude igualmente ativa, promova a parceria verde e digital e reforce a cooperação em áreas como a luta contra o Covid-19.

Macron disse que a França está disposta a trabalhar junto com a China para promover o desenvolvimento das relações econômicas França-China e Europa-China, ajudar a África no desenvolvimento verde e contribuir com o alívio de dívidas de países em desenvolvimento. O líder francês frisou que as vacinas não devem ser uma ferramenta para as concorrências entre as potências e que a França quer fortalecer a cooperação com a China na distribuição equitativa das doses e em temas regionais como a questão nuclear iraniana.

Merkel afirmou que o reforço da cooperação trilateral é muito significativo para lidar com as alterações climáticas. A parte europeia está disposta a acentuar contatos e interconectividades de políticas com a China e quer aprofundar a cooperação econômica e comercial entre as duas partes. A chanceler alemã manifestou a esperança por esforços conjuntos pela aprovação e vigoração mais rápida possível do Acordo de Investimento entre a União Europeia e a China.

Os três dirigentes concordaram na importância de persistir no multilateralismo, implementar plenamente o Acordo de Paris, criar um sistema global justo, cooperativo e benéfico para todos no tocante à administração climática e reforçar diálogos sobre as políticas climáticas e a colaboração no desenvolvimento verde. Também chegaram a consensos para apoiar a iniciativa COVAX (Acesso Global às Vacinas do Covid-19), manter a estabilidade das cadeias industriais, promover a restauração da cooperação econômica e comercial internacional e apoiar a oferta de energias de países em desenvolvimento em uma direção mais eficiente, limpa e diversificada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui