Putin e Xi vão se encontrar essa semana para discutirem Ucrânia, informa Kremlin

Líderes vão dialogar sobre questões regionais e conflitos, incluindo Taiwan, às margens da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai que acontecerá esta semana no Uzbequistão.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, conversarão sobre a Ucrânia e Taiwan em uma reunião no Uzbequistão nesta quinta-feira (13), informou o Kremlin. O governo russo, através de seu porta-voz Yuri Ushakov, disse que o encontro terá “significado especial” dada a situação geopolítica.

“Os presidentes vão discutir tanto a agenda bilateral quanto os principais tópicos regionais e internacionais. Naturalmente, eles darão uma avaliação positiva do nível de confiança sem precedentes dentro da parceria estratégica bilateral”, disse Ushakov.

O porta-voz também afirmou que a China “compreende claramente as razões que forçaram a Rússia a lançar sua operação militar especial. Esta questão, é claro, será amplamente discutida durante a próxima reunião”.

Ushakov ainda disse que Moscou valoriza a posição de Pequim em sobre a crise ucraniana, declarando que o governo chinês adotou uma “abordagem equilibrada”em relação ao conflito.

O encontro entre Xi e Putin no Uzbequistão acontecerá à margem da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) na antiga cidade da Rota da Seda de Samarcanda.

Xi deixará a China pela primeira vez em mais de dois anos para uma viagem esta semana à Ásia Central, onde se encontrará com o líder russo.

O gigante asiático é o maior comprador de petróleo russo, com Moscou se esforçando para aumentar suas vendas de gás para Pequim e construir novos gasodutos no país, já que seu fornecimento de gás para a Europa foi significativamente reduzido em meio ao impasse sobre a Ucrânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui