Rayssa Leal será a atleta mais jovem da história do Brasil nas Olimpíadas

Skatista de 13 anos, que confirmou a vaga para Tóquio na última sexta-feira, chegará nas Olimpíadas como favorita à medalha no street

Com 13 anos e sete meses de idade, a skatista Rayssa Leal se tornará, em julho, a atleta mais jovem a defender o Brasil em uma edição de Olimpíadas na história. O feito, até o momento, pertence a a natadora Talita Rodrigues, que competiu em Londres 1948 com 13 anos e onze meses de idade.

Rayssa chegará aos Jogos Olímpicos de Tóquio como favorita a medalha na prova do skate street, modalidade que fará sua estreia agora em Tóquio. Rayssa é vice-líder do ranking mundial e, no Campeonato Mundial de 2019, quando tinha apenas onze anos, foi medalha de prata na competição realizada em São Paulo.

A atleta garantiu a vaga nas Olimpíadas na última sexta-feira, ao se garantir na final do Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Roma, na Itália.

Portanto, além de ser a atleta mais jovem da história do Brasil em Olimpíadas, Rayssa pode quebrar algumas marcas históricas em termos internacionais. Ela pode se tornar a pessoa mais jovem, entre homens e mulheres, a ter uma medalha de ouro olímpica.

A atleta, entre homens e mulheres, mais jovem a ser campeã olímpica é a americana Marjorie Gestring que, com 13 anos e nove meses, foi ouro nos saltos ornamentais em Berlim-1936. Há registro da nadadora Elizabeth Verona, com 13 anos e 129 dias, campeã do revezamento 4x100m livre da natação em Roma 1960, mas o resultado nunca foi oficializado pois ela só nadou as eliminatórias. Na época, as medalhas iriam só para as titulares, então no relatório oficial ela não aparece como vencedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui