22 C
São Paulo
quinta-feira - 18 abril 2024 - 01:22

Relatório da ONU prevê crescimento econômico mundial com recuperações na China e EUA

O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), da ONU, prevê que a economia mundial crescerá 5,4% em 2021, em vez dos 4,7% previstos em janeiro. Após uma forte contração de 3,6% em 2020, a economia mundial retornará ao território positivo, já que as duas maiores economias do mundo, China e Estados Unidos, registrarão um crescimento impressionante, de acordo com as projeções divulgadas nesta semana.

Embora as perspectivas de crescimento global tenham melhorado, o aumento das infecções por Covid-19 e o progresso inadequado da vacinação em muitos países ameaçam uma recuperação ampla da economia mundial, alertou o relatório.

Para muitos países em desenvolvimento, a produção econômica só deve retornar aos níveis anteriores à pandemia em 2022 ou 2023, de acordo com o relatório. “A desigualdade de vacinas entre países e regiões representa um risco significativo para uma recuperação global já desigual e frágil”, disse o economista-chefe da ONU, Elliott Harris, em um comunicado à imprensa.

O relatório também destacou o impacto desproporcional do Covid-19 no que diz respeito às mulheres. A pandemia levou cerca de 114,4 milhões de pessoas à pobreza extrema, das quais 57,8 milhões são mulheres e meninas.

A saúde da mulher e a saúde reprodutiva sofreram golpes massivos: a gravidez indesejada aumentou, a maternidade foi adiada e a educação interrompida, minando significativamente o progresso em direção à igualdade de gênero.

Esses impactos severos e desproporcionais sobre mulheres e meninas exigem políticas e medidas de apoio mais direcionadas, não apenas para acelerar a recuperação, mas também para garantir que a recuperação seja inclusiva e resiliente, segundo o relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

PT na China – Por Gleisi Hoffman

Li a coluna da jornalista @miriamleitao, por quem tenho...

Cogumelos morchella chegam ao mercado e tocam a “melodia da colheita” da primavera

Recentemente, na base de cultivo de cogumelos morchella em...

‘O curioso caso de Benjamin Netanyahu’: líder de Israel é criticado dentro e fora do país

Certamente, uma das características mais trágicas do conflito em Gaza é...

Bombardear consulado era armadilha de Israel para atrair ataque do Irã, diz Reginaldo Nasser

A ação bélica do Irã contra Israel neste fim...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado