RMB ganha maior popularidade em transações transfronteiriças, diz Ministério do Comércio

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(Foto: Xinhua/Zhang Chunlei)
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O RMB ganhou popularidade em transações e liquidações transfronteiriças à medida que o país intensifica os esforços para expandir o uso da moeda no comércio e no investimento, informou o Ministério do Comércio.

Os acordos transfronteiriços de RMB para o comércio de mercadorias totalizaram 7,92 trilhões de yuans (US$ 1,17 trilhão) em 2022, um aumento de 37,3% em relação ao ano anterior, disse Shu Jueting, porta-voz do ministério, em entrevista coletiva.

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Além disso, os acordos transfronteiriços de RMB para investimento direto se expandiram em 16,6% ano a ano, para 6,76 trilhões de yuans no ano passado, de acordo com Shu.

Afetadas pelas mudanças no mercado financeiro global, as principais moedas experimentaram flutuações mais amplas em suas taxas de câmbio, e as empresas estão mais inclinadas a usar o RMB em transações e liquidações transfronteiriças, disse Shu.

O porta-voz também observou que a demanda do mercado pelo RMB em investimento, financiamento e gerenciamento de riscos transfronteiriços está crescendo.

Em resposta a uma pergunta sobre comércio exterior, Shu disse que o setor resistiu a riscos e testes e demonstrou forte resiliência e vitalidade, apesar do ambiente externo volátil nos últimos três anos.

O comércio exterior da China deve atingir um novo patamar em 2022, disse o porta-voz.

Apesar da demanda global deprimida pela pandemia, o comércio exterior da China subiu mais um degrau em 2021, ultrapassando US$ 6 trilhões pela primeira vez, mostraram dados oficiais.

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