【Sabores Chineses】Sem peixe, sem banquete——Peixe Wuchang

Pegue um peixe Wuchang fresco, remova as escamas, remodele, salgue, ferva (coloque o peixe na água fervente por um pouco tempo) o peixe, e depois coza-o no vapor em fogo alto com mais de dez ingredientes como espargos, cogumelos, presunto, cebolinha verde e gengibre. Depois de ficar cozido, regue uma colher de caldo de galinha, e o prato de peixe Wuchang cozido no vapor, que goza da reputação de “o melhor prato em Chutian”, está pronto para ser servido.

Sem peixe, sem banquete. Em Hubei, a província que pussui milhares lagos e recursos ricos de peixes e arroz, o peixe Wuchang é a “melhor cortesia” em banquete da população local.

O peixe Wuchang é um dos sete principais espécies de peixes de água doce na China, produzido em Ezhou, Hubei. Durante o período dos Três Reinos, Sun Quan, o senhor do Reino Wu, estabeleceu sua capital em Wuchang (agora Ezhou), e convidou ministros para jantar com este peixe, daí tem o nome,e até agora tem uma história de mais de 1700 anos. Além disso, os poetas e escritores antigos como Wang Anshi e Su Shi escreveram mais de 100 poemas sobre peixe Wuchang, tornando-o famoso em todo o país.

As habilidades culinárias de peixe Wuchang começaram a surgir durante o período das Primaveras e Outonos e período dos Reinos Combatentes, e agora se tornou uma herança cultural intangível da província de Hubei, um dos pratos melhores da cozinha Chu(abreviação de província de Hubei).

“É um prato que não pode faltar para turistas chineses e estrangeiros que vêm a Hubei”,  disse o herdeiro de quarta geração das habilidades culinárias de peixe Wuchang, Shi Jianjun, em uma recente entrevista.

Segundo Shi Jianjun, peixe Wuchang autêntico tem cabeça pequena, um corpo plano, uma forma de diamante e treze e meio de espinhos grandes. O peixe Wuchang cresce no lago Liangzi de Ezhou, que está conectado ao sistema de água do rio Yangtze, e seu hábito de nadar contra a água o torna musculoso e saboroso.

“Peixe Wuchang cozido com vinho de flores, Peixe Wuchang com escamas fritos, Peixe Wuchang refogado com cebola verde…” Shi Jianjun apresentou mais práticas culinárias. Em 2018, 120 chefs se reuniram em Ezhou, e cozinharam 155 iguarias diferentes com peixe Wuchang como único ingrediente nos três dias e noites, quebrando o recorde mundial do Guinness de número de tipos culinárias não repetidas com o ingrediente único de peixe Wuchang.

Cai Zhenghua, técnico culinário sênior nacional, acredita que com as poesia, história, culinária e folclore, o peixe Wuchang é um típico representante da cultura Wu(Reino Wu antigo) e Chu(Reino Chu antigo), e pelos delicioso sabor e profundo patrimônio cultural, ele é procurado pela maioria dos comensais. Desde década de 1960, o peixe Wuchang começou ser criado artificialmente em Ezhou, e hoje em dia, esta iguaria é indispensável em todos os grandes restaurantes tradicionais de Hubei.

Além disso, os dados mostram que o peixe Wuchang está “nadando” em grandes quantidades para outras zonas do país e exportado para o exterior, enriquecendo a mesa de jantar.

“Os produtos processados de peixe Wuchang são especialmente populares nos supermercados chineses nos Estados Unidos, Cingapura e França”, disse Liu Jiping, presidente de Grupo Funong, a maior empresa de processamento de peixe Wuchang em Ezhou, “Para os chineses que está em um país estrangeiro, têm sempre saudades deste gosto de casa.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui