Secretaria de Turismo incorpora “Viagens” ao nome oficial

Mudança visa chamar a atenção para a importância do setor na economia, desenvolvimento regional e geração de empregos

283

Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo é o novo nome da pasta, anunciado nesta terça-feira (25) durante evento com prefeitos de Municípios de Interesse Turístico (MITs) e o Governador João Doria.

“Ao incorporar Viagens ao já tradicional Secretaria de Turismo, São Paulo reconhece, chama a atenção e demonstra a importância de um setor que é fundamental em diversas economias mundiais”, lembra Vinicius Lummertz, secretário. “No Estado de São Paulo, em 2019, foram R$ 222 bilhões de faturamento, representando 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista e, o mais importante, uma forte capacidade de geração de empregos, que será fundamental depois desse amargo período de pandemia”.

A proposta de mudança do nome da Secretaria faz parte do Plano Turismo SP 20-30, desenvolvido com representantes da iniciativa privada, técnicos, lideranças locais, regionais e nacionais, além da contribuição de entidades como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O plano foi lançado no final do ano passado e dá as diretrizes para o desenvolvimento do setor ao longo da década.

“Turismo e viagens é uma dimensão econômica e social que se molda e desenvolve a partir das peculiaridades de cada região. Nas grandes cidades está relacionada aos eventos comerciais, culturais e aos encontros de negócios. Nas cidades litorâneas é traduzido principalmente nos deslocamentos motivados pelo lazer. E em mais de 200 cidades do nosso Estado tem uma oferta única, como gastronomia, cultura, história, pertencimento, aventura e ecologia, montanha e até desenvolvimento científico. Turismo e viagens não têm contra indicação: convivem bem com todas as demais vocações econômicas e perfil social dos destinos”, diz Vinicius Lummertz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui