Senai e Huawei darão curso de técnico de 5G

A estimativa das entidades é qualificar 2 mil alunos até o final do ano.

A empresa chinesa Huawei e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) assinaram um termo de cooperação tecnológica para formar mão de obra especializada relacionada ao 5G.

Serão disponibilizados cursos à distância e presenciais nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), redes 5G, inteligência artificial e cloud computing, FTTH (Fiber To The Home ou fibra óptica).

Os primeiros cursos não terão pré-requisitos de formação. O anúncio da parceria vai ser oficializado nesta quinta-feira (8), às 10 horas, com uma transmissão ao vivo no canal no YouTube do SENAI e da Huawei Brasil.

Inicialmente, três laboratórios de instalação e manutenção de fibra óptica em Salvador (BA), Brasília (DF) e Palmas (TO) oferecerão os cursos com turmas de 20 alunos cada e inscrições gratuitas. O primeiro curso terá no total 60 vagas.

O público-alvo dos cursos é a chamada “geração nem-nem”, jovens que não estudam e nem trabalham.

O Senai destaca o levantamento da FGV Social, que mostrou que a população na faixa etária de 20 a 24 anos que não trabalha nem estuda subiu de 28,6% no último trimestre de 2019 para 35,2% no segundo trimestre de 2020 – maior patamar já visto. “Entre os brasileiros com idade entre 25 e 29 anos, o aumento foi de 25,5% para 33%”, disse, em nota.

O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, afirma que indústria deve ser o primeiro setor da economia a se beneficiar do 5G: “Teremos uma transformação do chão de fábrica ao escritório, com máquinas e equipamentos conectados e novas funções, mas, antes disso, é preciso garantir a infraestrutura da rede”, afirmou.

O Senai afirma ainda que dados estimados pelo governo apontam a geração potencial de 200 mil postos de trabalho com a implantação do 5G no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui