Taikonautas de Shenzhou-13 da China completam segunda missão extraveicular

Os taikonautas Zhai Zhigang e Ye Guangfu concluíram suas atividades extraveiculares (EVAs, na sigla em inglês) e retornaram ao módulo central da estação espacial Tianhe, disse a Agência de Missões Espaciais Tripuladas da China (CMSA, na sigla em inglês) na madrugada desta segunda-feira (27).

Esta foi a quarta vez que os taikonautas conduziram EVAs durante a construção da estação espacial da China e a segunda pela tripulação da Shenzhou-13. A CMSA declarou que as EVAs foram competamente bem sucedidas.

A CMSA disse que o par retornou ao módulo principal às 0:55 (horário de Beijing) após cerca de seis horas de EVAs. Eles concluíram tarefas como levantamento de câmera panorâmica e teste de transporte de mercadorias.

As EVAs testaram ainda mais a função e o desempenho da cabine pressurizada do módulo principal, traje extraveicular e braço mecânico, e avaliaram as tecnologias relacionadas às EVAs, a coordenação de taikonautas dentro e fora da estação espacial e a coordenação entre o espaço e a Terra.

A tripulação da Shenzhou-13 continuará seu trabalho em órbita para dar as boas-vindas ao novo ano. Esta é também a primeira vez que os taikonautas chineses dão as boas-vindas a um novo ano no espaço, acrescentou a CMSA.

A CMSA observou que as operações extraveiculares estão se tornando o trabalho normal das missões de voo da estação espacial. Os taikonautas chineses realizarão mais EVAs que são mais complexas para fornecer um forte suporte para a conclusão bem-sucedida da construção e a operação estável da estação espacial.

A China lançou a espaçonave Shenzhou-13 em 16 de outubro, enviando três taikonautas em uma missão de seis meses para construir sua estação espacial. A tripulação conduziu as primeiras EVAs em 7 de novembro.

Imagem do Centro de Controle Aeroespacial de Beijing mostra taikonauta chinês Wang Yaping trabalhando no módulo central da estação espacial Tianhe, em 26 de dezembro de 2021. (Foto: Guo Zhongzheng / Xinhua)
Imagem do Centro de Controle Aeroespacial de Beijing mostra o taikonauta chinês Ye Guangfu saindo do módulo central da estação espacial Tianhe, em 26 de dezembro de 2021. (Foto: Xinhua / Guo Zhongzheng)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui