Venezuela e Peru restabelecem relações diplomáticas após quase 4 anos de contatos intermitentes

Venezuela e Peru restabeleceram relações diplomáticas após quase quatro anos de contatos irregulares, de acordo com duas declarações separadas divulgadas nesta sexta-feira (15) por ambos os países latino-americanos.

172

O comunicado de Caracas indica que o presidente venezuelano Nicolás Maduro nomeou Alexander Yánez Deleuze para novo embaixador venezuelano no Peru, no âmbito de uma nova etapa nas relações bilaterais entre as duas nações.

Yánez, que já tinha servido como embaixador no Peru, foi vice-ministro para a América Latina entre 2014 e 2018. Por um ano, ele ocupou o cargo de embaixador da Venezuela na Bolívia.

Por sua vez, o texto emitido por Lima anuncia que o governo do Peru nomeou Richard Rojas García como embaixador na Venezuela.

“O restabelecimento da Embaixada do Peru em Caracas nos permitirá atender melhor a nossos compatriotas residentes [e] procurar uma solução para a situação humanitária dos cidadãos venezuelanos no Peru”, conforme o comunicado.

Ao mesmo tempo, o escritório de Relações Exteriores da oposição venezuelana, liderado pelo ex-deputado Juan Guaidó, publicou um comunicado em sua conta no Twitter: “É uma decisão que respeitamos, mas não compartilhamos”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui