17.9 C
São Paulo
quinta-feira - 18 abril 2024 - 05:48

Xi diz a líderes do sudeste asiático que China não “intimidará” vizinhos em meio à tensão

O presidente da China, Xi Jinping, disse a líderes dos dez países da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) em uma cúpula hoje que seu país não “intimidará” seus vizinhos regionais menores em meio à tensão crescente em relação ao Mar do Sul da China.

As reivindicações territoriais chinesas sobre o mar se chocam com as de vários países do sudeste asiático e causam alarme de Washington a Tóquio.

Mas Xi disse que a China jamais buscará a “hegemonia”, nem se aproveitará de seu tamanho para coagir países menores e que trabalhará com a Asean para eliminar “interferências”.

“A China foi, é e sempre será uma boa vizinha, boa amiga e boa parceira da Asean”, disse Xi, segundo uma citação da mídia estatal chinesa.

A afirmação chinesa de soberania no Mar do Sul da China a posiciona contra o Vietnã e as Filipinas, ambos integrantes da Asean, e Brunei, Taiwan e Malásia também reivindicam partes da rota marítima.

Na quinta-feira, as Filipinas criticaram as ações de três embarcações da Guarda Costeira chinesa que disse terem bloqueado e alvejado com canhões de água barcos de reabastecimento que rumavam a um atol sob ocupação filipina naquele mar.

Na sexta-feira, os Estados Unidos qualificaram as ações chinesas como “perigosas, provocativas e injustificadas” e alertaram que um ataque armado a embarcações filipinas invocaria compromissos norte-americanos de defesa mútua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China tenta apaziguar conflito entre Irã e Israel

A diplomacia chinesa atua para evitar uma escalada das...

Cultivo especializado amplia caminhos para a prosperidade e revitalização rural

No distrito de Dingtao, na cidade de Heze, dentro...

Xi Jinping recebe delegação de Taiwan para estreitar laços com a ilha

O encontro entre o presidente da China, Xi Jinping, e...

China lança rede nacional de supercomputadores

A China acaba de lançar sua rede nacional de...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado