Xi Jinping e Putin conversam via telefone

O presidente chinês afirmou que Pequim está disposta a trabalhar com Moscou para apoiar interesses de segurança

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, conversaram via telefone nesta quarta-feira, 15.

Segundo a agência chinesa Xinhua, Xi destacou o progresso das relações comerciais China-Rússia e afirmou que Pequim está pronta para trabalhar com Moscou no sentido de fortalecer a cooperação bilateral. 

Além disso, Xi disse que a China está disposta a trabalhar com a Rússia para apoiar interesses relativos à soberania e à segurança. Também reforçou a intenção de aprofundar a coordenação estratégica e fortalecer a coordenação nas Nações Unidas, nos BRICS e na Organização de Cooperação de Xangai.

Por sua vez, Putin elogiou o desenvolvimento econômico da China e reafirmou sua oposição às forças que tentam intervir na China via Xinjiang, Hong Kong e Taiwan. Ele também afirmou que Moscou está pronta para fortalecer a cooperação com Pequim, com o objetivo de impulsionar a multipolarização do mundo. 

Os presidentes também conversaram sobre a operação militar especial da Rússia na Ucrânia. Xi expressou que está pronto para ajudar a solucionar a crise. 

“Todas as partes envolvidas devem assumir uma postura responsável, promovendo assim a solução correta da crise na Ucrânia”, disse a emissora central chinesa citando Xi. “A China está preparada para continuar desempenhando seu papel construtivo”.

Como Xi explicou, Pequim assume uma posição independente sobre a questão ucraniana, “levando em consideração os fatos e as realidades históricas”.

“Contribuímos ativamente para preservar a paz em escala global. Da mesma forma, contribuímos para manter uma ordem econômica estável no mundo”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui