Xi Jinping garante determinação inabalável de apoiar multilateralismo

A determinação da China em apoiar o multilateralismo não mudará, garantiu o presidente chinês, Xi Jinping, neste domingo em um discurso por vídeo na cerimônia de abertura do Fórum Internacional Imperial Springs de 2021.

129

“O multilateralismo consiste essencialmente em ter os assuntos internacionais administrados por todas as partes por meio de consultas e o futuro do mundo decidido por todos os países trabalhando juntos”, explicou ele.

Xi pediu a defesa do sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo, a ordem internacional sustentada pelo direito internacional e as normas básicas das relações internacionais com base nos propósitos e princípios da Carta da ONU, e a promoção dos valores comuns da humanidade de paz e desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade.

Observando que este ano marca o centenário do Partido Comunista da China (PCCh), Xi disse que uma parte importante da experiência histórica obtida com os esforços do PCCh no século passado é manter uma visão global e ter em mente o futuro da humanidade.

Em termos de governança global, Xi disse que é importante mantermos a direção geral de fazer avançar a democracia nas relações internacionais, aumentar a representação e a voz dos países em desenvolvimento nos assuntos internacionais e orientar o sistema de governança global em direção a maior justiça e equidade.

Não muito tempo atrás, Xi propôs uma Iniciativa de Desenvolvimento Global, que visa acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e construir uma comunidade global de desenvolvimento com um futuro compartilhado.

“Espero que mais pessoas participem ativamente da Iniciativa”, apontou ele, pedindo foco na ação e acompanhamento da agenda de cooperação global.

“É importante que permaneçamos comprometidos com o desenvolvimento como prioridade, promovamos a cooperação no alívio da pobreza, resposta à COVID-19 e vacinas, financiamento do desenvolvimento, transição verde e conectividade, e conduzamos o desenvolvimento global a um novo estágio de crescimento equilibrado, coordenado e inclusivo,” salientou ele.

A China apoiará firmemente os valores centrais e os princípios básicos do multilateralismo, buscará o benefício mútuo, um terreno comum enquanto deixa de lado as diferenças, defenderá a imparcialidade e a justiça e promoverá o desenvolvimento por meio da cooperação, prometeu Xi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui