20 C
São Paulo
sexta-feira - 29 março 2024 - 07:09

Xiaomi antevê futuro brilhante no exterior após remoção da lista negra dos EUA

A remoção da fabricante chinesa de smartphones Xiaomi Corp da lista negra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos é uma nova indicação de que as sanções do governo dos EUA contra as empresas chinesas são injustificadas, disseram os especialistas.

“A remoção indica que as restrições impostas pelo governo dos EUA às empresas chinesas não têm qualquer base ou apoio”, disse Wang Peng, professor associado do Instituto de Pesquisa Hillhouse da Universidade Renmin da China, em Beijing.

“No mercado global, a ordem de mercado justa não pode ser interrompida por razões políticas tendenciosas. A cooperação e os resultados ganha-ganha superam sempre as diferenças no cenário global”, disse Wang.

Os comentários foram feitos enquanto um relatório de status conjunto apresentado na terça-feira a um tribunal dos EUA disse que a Xiaomi e o Departamento de Defesa dos EUA concordaram em resolver o litígio de listagem da empresa como uma “Empresa Militar Comunista da China”. As duas partes estão negociando termos específicos antes de apresentar uma proposta conjunta separada antes de 20 de maio.

A Xiaomi não quis comentar o assunto, quando contactada pelo jornal China Daily.

No início deste ano, a Xiaomi e outras oito empresas chinesas foram colocadas na lista negra do governo dos EUA por suspeitas de ligações com militares chineses – um problema que teria levado à sua saída das bolsas dos EUA e à remoção dos índices globais de referência. A Xiaomi processou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Departamento do Tesouro em janeiro.

Em março, o juiz distrital dos EUA, Rudolph Contreras, suspendeu temporariamente as restrições, dizendo que a medida dos EUA era “arbitrária” e não assegurava à firma seus direitos no devido processo.

Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio da China, disse na quinta-feira que a China sempre acreditou que a remoção das sanções às empresas chinesas é proveitosa para a China, os EUA e o resto do mundo.

“A remoção da lista negra aumentou a confiança da Xiaomi em se expandir ainda mais no exterior e contribuirá com produtos eletrônicos mais econômicos e de alta qualidade para os consumidores”, disse Ding Jihua, especialista em conformidade do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.

Um relatório da consultoria de mercado da Counterpoint indica que no primeiro trimestre, a Xiaomi representou 35 por cento do mercado total de smartphones na Espanha, superando a gigante sul-coreana Samsung e a gigante de tecnologia americana Apple, que detinham 34 por cento e 14 por cento do mercado, respetivamente .

Globalmente, a Xiaomi tornou-se a terceira maior marca de smartphones, depois da Samsung e da Apple. A Xiaomi disse que suas remessas globais de smartphones aumentaram 62 por cento no primeiro trimestre deste ano, para 49 milhões de unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

‘Grande dia!’: confira repercussão da prisão de mandantes do assassinato de Marielle Franco

A prisão dos suspeitos de serem os mandantes do...

Xi Jinping: relações China-EUA são uma das mais importantes do mundo

A relação bilateral entre as duas maiores economias do...

Dilma Rousseff no Banco do BRICS fortalece meta de empréstimo em moeda local, diz analista

Nesta terça-feira (26), o vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento,...

Em SP, Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia

Após se reunir com empresários e ministros brasileiros hoje...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado