Biden diz que está disposto a usar a força para defender Taiwan

O presidente dos EUA afirmou que estaria disposto a usar a força para defender Taiwan de um suposto ataque da China

286
- 广告 Publicidade -

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou nesta segunda-feira (23) em Tóquio, que os EUA estão prontos para responder militarmente e defender Taiwan em caso de invasão chinesa, informa o site Sputnik .

Desta forma, Biden confirmou que pretender garantir a segurança do estreito de Taiwan, não permitindo “mudanças no status-quo”.

- Publicidade Patrocinada -

“Concordamos com a política de uma só China e a assinamos. Mas a ideia de que pode Taiwan pode ser tomada à força simplesmente não é apropriada”, disse o ocupante da Casa Branca em entrevista coletiva, informa o RT. 

“Continuamos comprometidos em manter a paz e a segurança no estreito de Taiwan, e estamos determinados a garantir que seu status quo não seja unilateralmente alterado”, afirmou Biden.

Além disso, ao ser questionado sobre se os EUA poderão se envolver em um plano de defesa da área, Biden afirmou que o país está pronto para defender Taiwan “em caso de invasão” chinesa.

“Escutem, estas são as obrigações que nós assumimos”, enfatizou.

Anteriormente, o diretor do Escritório da Comissão Central para Relações Exteriores da China, Yang Jiechi, disse ao assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, durante conversa telefônica que Pequim tomará medidas duras se Washington interferir nos assuntos internos do país.

Ele especificou que a questão de Taiwan é a mais importante e sensível nas relações sino-americanas e que, se os EUA continuarem jogando a chamada carta taiwanesa e seguindo o “caminho errado”, isso inevitavelmente resultará no surgimento de uma “situação perigosa”.

Pequim considera Taiwan parte inalienável de seu território soberano e se opõe a quaisquer contatos oficiais entre a ilha e outros países. Enquanto isso, os EUA apoiam as forças pró-independentistas em Taiwan e vendem armas à ilha.

- Publicidade Patrocinada -

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui