Década de desenvolvimento integral em Xinjiang beneficia a todos

No ano passado, a renda disponível per capita dos residentes rurais em áreas de Xinjiang que se livraram da pobreza atingiu 14.798 yuans (cerca de 2.210 dólares americanos), um aumento anual de 12,1%.

Rizwangul Mutali descreve com orgulho as mudanças em seu município. “Temos novas estradas construídas à nossa porta, além de escolas, clínicas e praças culturais”, diz ela.

Rizwangul Mutali é chefe do município de Daryaboyi, localizado no interior do deserto de Taklimakan, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China. Os aldeões do município viviam perto do deserto, onde o clima é ventoso durante sete meses todos os anos, muitas vezes o ar é carregado de areia. A terra ali era estéril, com baixa produção agrícola, e a população local tinha péssimas condições de vida.

Hoje em dia, no entanto, graças ao projeto de realocação do governo local para a redução da pobreza, os aldeões se mudaram para uma nova área, a cerca de 110 km de suas casas anteriores. O ambiente local é melhor que o anterior, e eles desfrutam de água encanada, eletricidade e acesso à internet.

“Para ajudar nossos aldeões a aumentarem suas rendas, o governo coordenou a criação de cooperativas de reprodução e desenvolvimento do turismo no deserto, o que permitiu que suas vidas prosperassem cada vez mais”, disse Rizwangul Mutali.

Xinjiang pôs fim à pobreza absoluta no final de 2020. No ano passado, a renda disponível per capita dos residentes rurais em áreas de Xinjiang que se livraram da pobreza atingiu 14.798 yuans (cerca de 2.210 dólares americanos), um aumento anual de 12,1%.

Nurela Usimen, uma mulher da cidade de Atux que estava desempregada, participou de uma visita de estudo patrocinada pelo governo às províncias costeiras de Shandong e Guangdong em 2020. Depois de retornar da turnê, ela montou uma empresa de serviços de limpeza com 150.000 yuans. dos fundos de alívio da pobreza.

Nos últimos dois anos, os negócios da empresa se expandiram para mais de 20 serviços, como limpeza e babá, proporcionando empregos estáveis para mais de 80 pessoas.

Com o fortalecimento contínuo da proteção dos direitos e interesses das mulheres, as mulheres em Xinjiang estão desempenhando um papel cada vez mais importante em vários campos, e seu status social e familiar melhorou significativamente.

Em 2019, o número de mulheres recém-empregadas nas áreas urbanas da região representou 47,4% do total de recém-empregadas nas áreas urbanas.

Na última década, Xinjiang também empenhou grandes esforços para desenvolver o setor educacional e garantir que pessoas de todos os grupos étnicos se beneficiem do avanço educacional na região.

Em 2020, a taxa bruta de matrícula de instituições pré-escolares e escolas secundárias atingiu 98,2% e 98,9%, respectivamente, de acordo com um livro branco intitulado “Respeitando e protegendo os direitos de todos os grupos étnicos de Xinjiang”.

Enquanto isso, a região tomou medidas proativas para se tornar uma área central do Cinturão Econômico da Rota da Seda. Muito progresso foi alcançado, com a região se abrindo mais, graças à Iniciativa do Cinturão e Rota.

Em 2021, um total de 3 bilhões de yuans foi investido em projetos de construção para a área do porto terrestre internacional de Urumqi. O comércio exterior de Xinjiang atingiu cerca de 52 bilhões de yuans nos primeiros quatro meses deste ano, um aumento anual de 33,7%, segundo a alfândega local.

O progresso do desenvolvimento de Xinjiang também pode ser visto em sua crescente infraestrutura de transporte. Em junho será inaugurada a Ferrovia Hotan-Ruoqiang, importante ferrovia regional incluída no plano nacional da China da rede ferroviária de médio e longo prazo.

Com sua abertura, vários condados do sul de Xinjiang serão conectados pela primeira vez à rede ferroviária, passo significativo que promoverá o desenvolvimento econômico e social local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui