EUA enviarão sistemas de foguete de médio alcance para Ucrânia

354
- 广告 Publicidade -

Os Estados Unidos enviarão sistemas de foguete de médio alcance para a Ucrânia em um novo programa de assistência de segurança, segundo altos funcionários do governo dos EUA nesta terça-feira (1º).

Um pacote de armas de 700 milhões de dólares americanos será formalmente revelado na quarta-feira (2), incluindo o M142 High Mobility Artillery Rocket System (HIMARS) – um sistema lançador múltiplo de foguetes dos Estados Unidos montado em um caminhão militar padrão, o qual deverá permitir à Ucrânia atirar mais precisamente em alvos na região oriental, revelaram as autoridades locais.

- Publicidade Patrocinada -

Os funcionários ucranianos ofereceram garantias de que os HIMARS não seriam usados para atingir alvos no território russo, disseram.

O anúncio surgiu em meio a relatos de que os Estados Unidos estavam se preparando para ajudar a Ucrânia com sistemas avançados de foguetes de longo alcance, algo que Kiev deseja em seus confrontos contra a Rússia na região oriental de Donbass.

Segundo os altos funcionários, em vez de sistemas de foguetes de longo alcance que podem percorrer até 186 milhas (300 km), os Estados Unidos estão enviando o sistema de foguetes de médio alcance para a Ucrânia, que podem percorrer cerca de 50 milhas (80 km).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escreveu, no mesmo dia, em um artigo publicado no The New York Times que sua administração continuará a “fornecer aos ucranianos sistemas de foguetes e munições mais avançados que lhes permitirão atingir com maior precisão alvos-chave no campo de batalha ucraniano”.

Os Estados Unidos não buscam “uma guerra” entre a Otan e a Rússia, disse Biden.

Biden descartou na segunda-feira a possibilidade de Washington enviar para a Ucrânia “sistemas de foguetes que podem atacar a Rússia”.

- Publicidade Patrocinada -

1 COMENTÁRIO

留言 DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui