Texto na íntegra: Discurso do presidente Xi Jinping para celebrar Ano Novo de 2022

Beijing, 31 dez (Xinhua) -- Na véspera do Ano Novo, o presidente Xi Jinping fez seu discurso para celebrar a chegada de 2022 transmitido pelo China Media Group e pela internet. Segue o texto completo do pronunciamento:

166

Meus cumprimentos a todos vocês. O ano de 2022 está se aproximando. De Beijing, eu estendo desejos de feliz Ano Novo a todos vocês!

O ano que acabou de passar teve significado excepcional. Vivemos eventos marcantes na história do nosso Partido e do nosso país. Na convergência histórica dos Dois Objetivos Centenários, iniciamos uma nova jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e estamos dando passos confiantes rumo à grande revitalização da nação chinesa.

Desde o início até o final do ano, o povo chinês trabalhou duro nos campos, empresas, comunidades, escolas, hospitais, quartéis e institutos de pesquisa, entre outros lugares. Ao longo do ano, nos esforçamos, contribuímos com a nossa parte e recebemos muito em troca. Com o passar do tempo, vimos e experimentamos uma China resiliente e dinâmica, um país com seu povo amigável e respeitável, um país que se desenvolve rapidamente a cada dia que passa e que faz progressos contínuos em todos os seus empreendimentos.

Em 1º de julho, celebramos solenemente o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCCh). Olhando da Tribuna de Tian’anmen, só era possível maravilhar-se com a extraordinária jornada percorrida por este grande Partido, uma jornada de comunistas chineses liderando o povo chinês, em suas centenas de milhões, em uma luta inflexível contra todos os obstáculos e desafios e na obtenção de conquistas espetaculares que marcaram a época ao longo do último século. Para cumprir nossa grande missão, devemos permanecer sempre fiéis à nossa aspiração original. Somente através de um esforço vigoroso e determinado, podemos cumprir nossa responsabilidade com a história, provar-nos dignos de nossos tempos e corresponder às expectativas das pessoas.

A sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh adotou a terceira resolução do Partido sobre questões históricas. As conquistas de 100 anos do PCCh fornecem uma fonte de motivação e sua experiência centenária, uma nascente de inspiração. Referi-me à conversa do presidente Mao com o Sr. Huang Yanpei em sua habitação de caverna em Yan’an, e a importância de realizar uma auto-revolução ousada para ganhar a iniciativa histórica. Realizar a grande revitalização da nação chinesa não será tarefa fácil como um passeio no parque; isso não vai acontecer da noite para o dia, nem através de pura fanfarra. Devemos sempre manter uma perspectiva de longo prazo, estar atentos aos potenciais riscos, manter o foco estratégico e a determinação e “alcançar o amplo e o grande ao mesmo tempo em que abordamos o delicado e o diminuto”.

Nosso país, grande como é, também tem sua lista de prioridades. A miríade de coisas que atendemos se resume a questões relativas a todas as famílias. Através de minhas viagens de campo para lugares diferentes, eu vi e ouvi muitas coisas que eu acho muito inspiradoras e gratificantes. Toda vez que visito as pessoas em suas casas, eu pergunto se elas têm mais alguma dificuldade, e eu me lembro de tudo que elas têm para compartilhar comigo.

Eu sempre me importo com as preocupações das pessoas e sempre me esforço pelas aspirações do povo. Tendo trabalhado no campo eu mesmo, eu sei exatamente como é a pobreza. Graças aos esforços sustentados do povo chinês de geração em geração, aqueles que já viveram na pobreza não precisam mais se preocupar com comida ou roupas, nem acesso à educação, moradia e seguro médico. A realização de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e a eliminação da pobreza extrema é o que o PCCh entregou ao nosso povo, e também é uma contribuição para o mundo. Para garantir que todos levem uma vida melhor, nunca devemos nos acomodar com o que alcançamos e ainda há um longo caminho a percorrer.

Um Rio Amarelo bem aproveitado é uma aspiração milenar do povo chinês. Nos últimos anos, visitei todas as nove províncias ou regiões autônomas nos cursos superior, médio e inferior do Rio Amarelo. Do Rio Amarelo e do Rio Yangtzé, dois “rios-mãe” da nação chinesa, ao límpido Lago Qinghai e ao poderoso Rio Yarlung Zangbo; do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte, conhecido como um projeto do século, à floresta de Saihanba, mostrada como um pedaço de verde no mapa; da caminhada para o norte e a volta dos elefantes na Província de Yunnan, à migração e retorno dos antílopes tibetanos – tudo isso nos lembra que “se não falharmos com a Natureza, a Natureza nunca falhará conosco”.

Este ano também registrou muitas vozes, momentos e histórias chinesas memoráveis: votos juvenis de “comprometer-se ao Partido para tornar meu país forte”; expressão afetuosa de “amor puro e verdadeiro reservado para a pátria”; o rover Zhurong explorando Marte, o satélite Xihe perseguindo o Sol, e o módulo central Tianhe da estação espacial viajando entre as estrelas; atletas se superando para se destacarem no campo esportivo; toda a nação permanecendo unida em resposta sólida à COVID-19; pessoas nas áreas atingidas por desastres trabalhando juntas para reconstruírem suas casas; membros do Exército de Libertação Popular e da Polícia Armada dedicados a construírem um forte exército e protegerem nosso país. O trabalho árduo e a dedicação de inúmeros heróis desconhecidos se somaram ao grande impulso da marcha da China na nova era.

A prosperidade e a estabilidade de Hong Kong e Macau estão sempre no coração da pátria. Somente com unidade e esforços conjuntos podemos garantir a implementação sólida de “um país, dois sistemas” a longo prazo. A reunificação completa de nossa pátria é uma aspiração compartilhada por pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan. Espero sinceramente que todos os filhos e filhas da nação chinesa unam forças para criar um futuro melhor para nossa nação.

Em minhas ligações telefônicas e reuniões virtuais com líderes estrangeiros e chefes de organizações internacionais, ouvi muitas vezes elogios à luta da China contra a COVID-19 e à contribuição para a resposta global à pandemia. Até o momento, a China forneceu dois bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19 para mais de 120 países e organizações internacionais. Somente através da unidade, solidariedade e cooperação os países ao redor do mundo podem escrever um novo capítulo na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Em pouco mais de um mês, serão abertos os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing. Um maior envolvimento do público nos esportes de inverno também contribui para o Movimento Olímpico. Não pouparemos esforços para apresentar excelentes Olimpíadas ao mundo. O mundo está voltando os olhos para a China, e a China está pronta.

O sino está prestes a tocar para o Ano Novo. Enquanto falamos, três astronautas chineses estão em serviço no espaço sideral; nossos compatriotas no exterior ainda estão trabalhando muito duro; as pessoas nas missões diplomáticas e empresas, bem como estudantes chineses fora do país estão bravamente a postos; e nossos numerosos caçadores de sonhos estão mantendo seu bom trabalho. Saúdo todos os seus grandes esforços e estendo a vocês os melhores desejos para o Ano Novo.

Vamos trabalhar juntos para um futuro compartilhado. Que nosso país desfrute da prosperidade e nosso povo viva em paz e harmonia! Fim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui